CNC e EquaMat@moz

Competições Nacionais de Ciência de Moçambique em edumoz.net Nesta plataforma, depois de te inscreveres, encontras um conjunto de provas de várias disciplinas com conteúdos sempre renovados. O desafio é aprender jogando!


CNC e EquaMat@moz Uma história de sucesso.

Em 2001 nascia em Moçambique, por iniciativa do Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, antes do Projecto Pensas, a EQUAmat@moz, uma competição nacional de Matemática que utiliza as ferramentas informáticas existentes e adapta os conteúdos ao programa escolar moçambicano. Posteriormente, esta competição foi integrada no Pensas – com o apoio do Ministério da Educação Moçambicano, da Cooperação Portuguesa e da Universidade de Aveiro. Ano após ano, o Projecto Pensas realizou, em articulação com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação de Moçambique, as Competições Nacionais de Ciência em Moçambique, uma iniciativa que permite aos alunos de todo o país competirem usando a rede informática instalada. Com o fim do financiamento do Projecto Pensas, em 2013, a EquaMat@moz deixa de estar no ar!

Mas a geração que viveu esta iniciativa nunca a esqueceu!

E eis que surgem, este ano, novamente as Competições Nacionais de Ciência numa iniciativa da Osuwela, do Programa Criando o Cientista Moçambicano do Amanhã (MCTESTP), Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e financiado pelo Banco Mundial.

A plataforma EDU@moz foi totalmente remodelada e está mais simples de usar e totalmente dirigida ao aluno. Neste momento suporta as competições EquaMat@moz (Matemática), a Fis@moz (Física) e a InformaTICs (Informática).

O espírito, esse, é o mesmo – jogar para aprender!

Exploram-se as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de forma lúdica, o que torna as disciplinas mais atraentes, permitindo formar alunos participativos, críticos e confiantes no modo como lidam com estas matérias.

A exigência, e a preocupação com a inclusão de todos os alunos, a criação de uma mentalidade que valorize o esforço e respeite os ritmos de aprendizagem dos alunos são os objectivos que estão por detrás desta competição, permitindo uma aprendizagem mais atractiva e interactiva das matérias leccionadas.

Também se pretende difundir o uso da Internet como ferramenta de aprendizagem e a utilização dos meios de comunicação disponíveis, já que agora todos devem usar o e-mail para aceder à plataforma EDUmoz.