Robótica

Conteúdo e-learning para construção de robots e desenho 3D

http://curriculum.vexrobotics.com

Aqui neste link alunos e professores podem aceder livremente e tirar o máximo partido de um currículo STEM para robótica. Este conteúdo tem vídeos, bibliotecas de peças já construídas para ajudar na construção de modelos 3D de qualquer robot idealizado pelos alunos/professores, vídeos com instruções para realizar essas tarefas.

Software de construção 3D dos robots e todos os softwares da Autodesk

https://academy.autodesk.com

Nesta páginas os alunos e professores podem registar-se na autodesk e depois descarregar de forma gratuita todos os softwares da Autodesk, nomeadamente o Autodesk Inventor que permite criar modelos 3D de qualquer robot. Usando as bibliotecas retiradas do conteúdo elearning o aluno/professor já tem um grande número de peças VEX já modeladas que pode utilizar para a construção do seu robot.

Página para acesso a recursos educativos VEX EDR

https://www.vexrobotics.com/vexedr

Aqui terão acesso a manuais online livres, actualizações de firmware livre, e diversos materiais de suporte totalmente grátis.

Software de programação e depuração para Robot VEX EDR

Para ter o software de programação os alunos e professores devem de se registar gratuitamente em:
https://www.vexrobotics.com/customer/account/login/
e a partir dai é só descarregar o aplicativo (suporte Windows ou mac conforme o tipo de computador).

Videos de ajuda a programação com o ROBOTC

Neste ponto deixamos diversos vídeos que existem nos canais da VEX para a programação utilizando o ROBOTC

Para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre programação em ROBOTC para além do ficheiro de ajuda do programa (carregar em F1 quando estiverem no programa ROBOTC) tem aqui um site onde pode ter mais informação sobre todas as instruções e potencialidades do programa http://www.robotc.net/NaturalLanguage/

Tudo isto está de forma gratuita na internet. E muitas escolas já fizeram os seus próprios canais de youtube, criaram os seus fóruns de ajuda e discussão de ideias, criaram as suas redes sociais que estão disponíveis de forma gratuita na internet.

Em moçambique quem precisar de mais ajuda pode contactar para RBISPO@STEM4ALL.CO.MZ e terão toda a ajuda necessária.

Desafiamos todas as escolas, professores e alunos a criarem canais youtube onde gravem vídeos e partilhem programas entre colegas a nível nacional e mesmo pela CPLP.

Boas programações!